O porto de Lisboa apresentou na Letónia o programa integrado de intervenções que visam reordenar uma ampla zona ribeirnha

A Administração do Porto de Lisboa (APL) apresentou ontem, em Riga, na Letónia, o programa “viaLisboa”, que agrega o conjunto de iniciativas destinadas ao reordenamento do território no qual será instalada a plataforma logística intermodal do porto de Lisboa.

A apresentação foi feita na sessão inaugural do Connecting EUROPE Ten-t days e, de acordo com Marina Ferreira, presidente da APL, esta entidade foi «o único porto europeu a apresentar um projecto», que «foi muito apreciado pelos nossos parceiros e recebido com muito interesse por parte dos investidores privados que operam noutros portos comunitários».

O “viaLisboa” é a denominação atribuída a um conjunto de projectos que envolve a plataforma multimodal do Barreiro-Seixal, «a recuperação de uma zona industrial degradada…», como dizia Marina Ferreira em entrevista recente ao Diário Económico, e vários parceiros, entre os quais as Câmaras do Barreiro e Seixal, a Siderurgia, a Cimpor, a Baía do Tejo e a ETE.

De acordo com fonte relacionada com o programa, até agora já se mencionaram publicamente vários projectos de forma dispersa que fazem parte do que agora se convencionou chamar, por comum acordo,”viaLisboa”. O termo passa a designar um conjunto de intervenções que visam o reordenamento territorial e «afirmar a capital portuguesa como uma cidade-porto aberta ao Atlântico e, neste sentido, tem um posicionamento fundamental na estratégia de crescimento europeia», lê-se num comunicado da APL.

Na entrevista mencionada, Marina Ferreira adiantou que foi efectuada uma candidatura integrada ao Connecting Facility, no valor de seis milhões de euros, para estudos, «porque precisamos de fundamentar muito bem as nossas propostas». A decisão deve ser conhecida em Julho.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill