O objectivo é tirar partido das potencialidades do terminal de cruzeiros de Leixões para promover e rentabilizar a oferta turística do Porto
APHORT

A Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo (APHORT) e a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), que é responsável pelo terminal de cruzeiros de Leixões, vão estudar formas de cooperação “para promover a oferta turística da cidade junto dos passageiros e dos operadores do sector do turismo de cruzeiros”, anunciou a associação.

A decisão resultou de um encontro promovido pela APHORT esta semana visando “potenciar a criação de um canal directo entre estas entidades”, com o propósito de “intensificar a promoção do destino e capitalizar a perspectiva de crescimento do turismo de cruzeiros na cidade” do Porto, referiu a associação.

Nesse encontro, os participantes ficaram a conhecer detalhadamente “as características e valências do terminal e de perceber as oportunidades existentes para capitalizar a visita dos milhares de passageiros que anualmente passam por este equipamento”, reconheceu a APHORT.

Segundo a associação, “as perspectivas de aumento do número de operações turnaround no Terminal de Leixões, isto é, de embarque e/ou desembarque de passageiros nesse porto, são muito interessantes para o turismo da cidade e da região norte, na medida em que promovem uma estadia mais prolongada dos turistas de cruzeiros”.

Muitos destes turistas “aproveitam uns dias antes ou uns dias depois da viagem de barco para pernoitar nas cidades envolventes e para explorar a sua oferta, o que se traduz num impacto significativo em termos turísticos”, refere Rodrigo Pinto Barros, presidente da APHORT.

De acordo com este responsável, “a abertura demonstrada pela APDL para colaborar de forma próxima com os hotéis da cidade irá, com certeza, permitir a criação de estratégias de promoção do destino com benefícios para ambas as partes”, estando já em cima da mesa “ideias como a participação conjunta em feiras profissionais, acções directas com operadores turísticos ou iniciativas para potenciar o passa-palavra e o regresso ao destino junto dos passageiros dos cruzeiros”.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill