O projecto do Plano de Recepção e de Gestão de Resíduos (PRGR) para a Via Navegável do Douro 2018-2020 vai ser submetido a consulta pública pela APDL. Entretanto, ministra do Mar adiantou aos jornalistas que o porto de Leixões terá um investimento de 510 milhões de euros
APDL

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), conforme previsto na legislação, decidiu submeter a consulta pública o projecto do Plano de Recepção e de Gestão de Resíduos (PRGR) para a Via Navegável do Douro para o triénio 2018-2020.

Nessa medida, conforme refere o edital nº 198/2018, ontem publicado no Diário da República, “todos os comentários, sugestões e contributos em relação ao mesmo devem ser apresentados até ao 30.º dia útil após publicação no Diário da República, para o endereço de correio electrónico douro@apdl.pt”.

Entretanto, segundo refere a Cargo, à margem da sessão de lançamento do programa Escola Azul, a ministra do Mar sublinhou aos jornalistas que o porto de Leixões será objecto de um investimento de 510 milhões de euros até 2026, maioritariamente privado (60% do total) e vocacionado para aumentar a competitividade e a eficiência.

Sobre as obras alvo desse investimento, Ana Paula Vitorino terá mencionado que algumas já decorrem e as restantes são objecto de estudo ou aguardam Estudo de Impacte Ambiental. Mas todas devem estar concluídas até 2026.

Recorde-se que quer a Via Navegável do Douro, quer o porto de Leixões, estão contemplados pela «Estratégia para o Aumento da Competitividade Portuária – Horizonte 2016/2026», lançada pela ministra do Mar em 2016. Nesse contexto, as intervenções previstas para o porto de Leixões incluem um novo terminal de contentores, a reconversão do terminal de contentores Sul, o aumento da eficiência do terminal de granéis sólidos e alimentares e a plataforma multimodal logística (pólos 1 e 2). Quando foi apresentada, a estratégia previa um investimento de 429,5 milhões de euros no porto de Leixões.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill