Yara Birkeland funcionará a partir de 2018, inicialmente tripulado, mas transitará progressivamente para o sistema de controlo remoto até 2020
Yara Birkeland

Foi recentemente anunciado aquele que será o primeiro navio porta-contentores autónomo e totalmente eléctrico do mundo, o Yara Birkeland, desenvolvido pela fornecedora norueguesa de tecnologias marítimas Konsberg com apoio da também norueguesa produtora de rações e fertilizantes Yara.

O navio começará a operar na segunda metade de 2018, ainda tripulado, mas transitará progressivamente para operações remotas ao longo de 2019, para funcionar de forma integralmente autónoma em 2020. Segundo responsáveis pelo projecto, este navio permitirá diminuir e 40 mil as viagens anuais de camião em zonas urbanas.

O Yara Birkeland dará um enorme contributo para a segurança rodoviária, ao reduzir as viagens de camião, e a melhoria do ambiente, dado que produzirá zero emissões, segundo referem responsáveis pelo projecto.

Ficando a dever o nome ao fundador da Yara, Kristian Birkeland, o navio começará a operar em 2018 transportando produtos da fábrica da Yara de Porsgrunn, na Noruega, para os portos noruegueses de Brevik e Larvik.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill