João Lourenço destacou a segurança e vigilância marítimas de Angola no contexto da agenda da sua primeira visita oficia à Alemanha de que foi eleito Presidente, em 2017
Estações Náuticas de Portugal

A segurança e vigilância marítimas de Angola estiveram na agenda da visita de dois dias que o Presidente angolano, João Lourenço, efectuou esta semana à Alemanha, a convite da Chanceler Angela Merkl. O próprio João Lourenço o admitiu em conferência de imprensa conjunta, ao confirmar publicamente “o interesse de Angola em cooperar com a Alemanha em praticamente todos os domínios” da economia angolana, mas sublinhando a defesa e, nesse contexto, a segurança e vigilância marítimas, com o objectivo de proteger a costa e os recursos marinhos do país.

Naquela que foi a primeira visita oficial chefe de Estado angolano à Alemanha desde que foi eleito Presidente da República, há um ano, João Lourenço foi acompanhado por uma grande delegação de empresários e ministros e manteve encontros com empresas germânicas, numa demonstração clara de interesse de Angola em atrair mais investimento alemão para o seu país. Sem exclusão a cooperação militar, importante para a defesa marítima de Angola e também do Golfo da Guiné, zona de pirataria marítima e de elevado risco para a navegação comercial.

De acordo com dados divulgados no contexto desta deslocação, actualmente, o número de empresas alemãs com delegações em Angola não ultrapassa as três dezenas e o volume de negócios entre Angola e Alemanha não é elevado, tendo ascendido somente a 299 milhões de euros em 2017, com base em estatísticas oficiais provisórias. Angola importa sobretudo automóveis, maquinaria e tecnologia e a Alemanha importa essencialmente gás e petróleo angolanos.

 



2 comentários em “Angola com segurança marítima na agenda da visita de João Lourenço à Alemanha”

  1. repete-se a historia mapa cor de rosa mar cor de rosa. quem tudo quer tudo perde. Portugal criou um gelado de 350 milhas que não lhe cabe na boca, só dá para lamber.

  2. Pedro Valle Teixeira diz:

    …e na Defesa Marítima de Angola Portugal vai ficar a “ver navios”…mais uma vez?!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill