Navios chineses terão pescado 40 toneladas de tubarão em águas timorenses, violando lei sobre captura de espécie protegida

Navios chineses terão pescado, no mínimo, 40 toneladas de tubarão em águas timorenses nos últimos meses, segundo refere a Lusa, com base em informações de organizações ambientalistas, designadamente, a Conservation International e WorldFish.

O tubarão, no entanto, é uma espécie protegida, segundo as leis de Timor-Leste, nota igualmente a agência noticiosa, que terá tido acesso a imagens de arrastões chineses a operar na costa daquele país e nas quais se observam navios acoplados a uma embarcação principal, na qual depositam o tubarão capturado.

Segundo as organizações ambientalistas, citadas pela Lusa, existe “pouca clareza e transparência” no que respeita à autorização concedida à empresa que opera os navios, a Pingtan Marine Entreprise, embora aparentemente estejam a operar com licença.

Estas organizações duvidam dos termos do licenciamento concedido aos navios chineses, que operam em Timor-Leste desde Novembro de 2016, refere a Lusa, e na sequência de uma suspensão da concessão e/ou renovação de licenças de pesca emitida pelo Governo indonésio em 2014.

Segundo notícias vindas a público, a empresa terá pago 312.600 dólares (cerca de 294 mil euros) por todas as licenças para operar e exportar em Timor-Leste, o que autoriza cada navio a pescar 100 toneladas/ano ou 1.500 toneladas entre si.

À Lusa, o Director-geral de Pescas de Timor-Leste, Acácio Guterres, admitiu que os tubarões não serão exportados, sem no entanto esclarecer qual o destino das 40 toneladas pescadas nem o dos responsáveis pela pesca de espécies protegidas, sujeitos a penas de 1 a 5 anos de prisão e multas de 500 a 500 mil dólares (cerca de 470 mil euros), segundo foi noticiado.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill