Uma organização ambientalista libanesa lançou ao Mediterrâneo dez veículos militares do Exército do Líbano para criar um recife de coral artificia, regenerar a vida marinha do país e inspirar um futuro centro turístico marinho na região
Fórum Oceano

O grupo ambientalista Amigos da Costa de Sídon (Friends of the Coast of Sidon) lançou recentemente ao Mediterrâneo seis tanques e outros quatro veículos militares do Exército libanês para criar um «parque submarino» propício ao desenvolvimento de vida marinha e à criação de um recife de coral artificial, refere a CNN.

Segundo a estação norte-americana, os veículos foram lançados ao largo da cidade portuária de Sídon, no Líbano, e contribuirão para regenerar a vida marinha do Líbano e criar um centro turístico marinho na região, interessante para simples visitantes, apreciadores de mergulho e outros profissionais.

Diz a CNN que desde 2015 o Líbano tem lutado contra aterros transbordantes que espalham lixo nas praias e no oceano, pelo que esta iniciativa poderá servir igualmente para minimizar esse impacto. E lembra um procedimento semelhante usado quase há 10 anos nos Estados Unidos, quando 2.500 carruagens do metropolitano de Nova Iorque foram deitadas ao Atlântico para criar um recife subaquático destinado a peixes.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill