Apesar da suspensão de novas tarifas sobre carga chinesa a desembarcar nos Estados Unidos, a Alphaliner prevê uma redução do movimento de carga pela rota do Pacífico
Porto seco no Egipto

O volume de carga contentorizada transportada pela rota transpacífica deverá diminuir nas próximas semanas, depois de um pico recente de carga proveniente da China chegar aos Estados Unidos, apesar das tréguas recentes de 90 dias na guerra comercial anunciada por Washington e Pequim, durante as quais os dois rivais vão procurar chegar a um acordo comercial, referiu o World Maritime News.

Segundo o jornal, citando a consultora Alphaliner, com base na data de chegada das mercadorias aos Estados Unidos, o mês de Outubro registou um recorde de remessas de carga contentorizada transportada pela rota transpacífica. Antecipando a entrada em vigor de novas tarifas nos Estados Unidos a partir de Janeiro, os carregadores quiseram aproveitar para embarcar o máximo possível de mercadoria, mesmo com recurso a um transporte extraordinário (pelo menos 22 navios suplementares provenientes da China desde meados de Outubro), antes dessa data.

“Estes movimentos acrescentaram 177 mil TEU de capacidade extra ao comércio com os Estados Unidos nas últimas seis semanas, com todos os navios suplementares a chegarem aos Estados Unidos antes do final do ano; apesar deste excepcionalmente dinâmico movimento de carga, já existem sinais de que essa resiliência não durará”, refere a Alphaliner, citada pelo jornal.

As linhas de transporte marítimo já antecipam uma queda nas reservas e já foram registados, pelo menos, seis cancelamentos de viagens a partir da 40ª semana deste ano. A OCEAN Alliance já terá anunciado a retirada de quatro viagens transpacíficas e a THE Alliance duas.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill