Na terceira etapa da Liga MEO Surf vai ser dado mais um passo rumo ao objectivo final: recolher uma tonelada de lixo nas cinco etapas.
Allianz Figueira Pro

A Liga MEO Surf, principal competição de surf nacional, está de volta com a terceira etapa – Allianz Figueira Pro – e na continuação do mote das competições deste ano, trará, pela terceira vez consecutiva, uma acção de limpeza de praia. Especialmente no Dia da Criança, a competição, que decorrerá de 1 a 3 de Junho, levará à praia do Cabedelo, na Figueira da Foz, alunos oriundos das escolas EB1 de Paião e EB1 de Alqueidão.

Após terem angariado 360 kg de lixo nas últimas edições e com o objectivo de recolher uma tonelada de lixo durante as cinco etapas, também surfistas de topo, como Marlon Lipke e Gony Zubizarreta, participarão nesta iniciativa da Associação Nacional de Surfistas (ASN), que conta com o apoio da Fundação PT.

“Acho que este tipo de iniciativas são muito importantes. A ANS representa os surfistas e os surfistas têm de dar a cara e mostrar o que podem fazer para ajudar nesta luta. Este novo ‘slogan’ de apanhar três peças de plástico de cada vez que vamos surfar é o começar de um movimento e isso é que importa. O plástico e o lixo, nas praias e não só, é um problema que sempre ignoramos, mas isto é um início. As pessoas estão a ter uma reacção positiva a esta problemática. Mesmo a nível pessoal, nos negócios que tenho, tento sempre encontrar materiais amigos do ambiente. É uma luta difícil, mas todos têm de perceber que é preciso fazer um esforço para fazer algo de bom pelo nosso planeta”, referiu Marlon Lipke.

Além da limpeza de praia, será feito um banner elaborado a partir de resíduos recolhidos com a mensagem: “menos plástico por favor”. Com o envolvimento do «Lixo Zero Portugal» e do movimento «Não Lixes» será realizada uma acção destinada aos que queiram participar e contribuir para a preservação das ondas e praias de Portugal. Será ainda apresentado o projecto de iluminação da praia de Cabedelo, que permite fazer surf à noite, infra-estrutura inovadora e pioneira a nível internacional da autarquia de Figueira da Foz. Também não faltarão treinadores – Surf Coaching com Kike Surf Coach e um programa – Fantasy Surfer onde o público poderá fazer apostas.

Recorde-se que a primeira etapa, na Ericeira, contou com Camila Kemp e Miguel Blanco vencedores e, na segunda etapa no Porto, saíram vitoriosos Teresa Bonvalot e Marlon Lipke. Aguarda-se agora a terceira etapa para saber quem serão os candidatos aos prémios. Os prémios globais são de 90 mil euros e vários poderão ser os trofeus – Renault Expression Session (melhor manobra por etapa), Somersby Onda do Outro Mundo (melhor onda por etapa), Figueira Best Surfer (prémio dedicado aos surfistas locais), Moche Groms Cup (iniciativa da FPS e ANS incluindo bolsa desportiva), que providenciam 2.500 euros anuais, ou o Allianz Triple Crown (vencedores masculino e feminino das etapas Naming Allianz), cujo prémio é de 6 mil euros.

Esta etapa, que estava inicialmente marcada para 9 a 11 de Março, teve de ser adiada devido à tempestade que se previa para essa data, é num entanto uma das melhores – foi a competição que obteve melhor onda com 10 pontos, tendo sido galardoada com o prémio “Melhor Evento” no Portugal Surf Awards 2017.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill