A empresa portuguesa que se dedica ao fabrico de pranchas de surf recebeu recentemente a certificação EcoBoard Project
Alka Surfboards

A empresa portuguesa Alka Surfboards, que se dedica ao fabrico de pranchas de surf, obteve recentemente a certificação do EcoBoard Project, e irá lançar pranchas de surf “ecológicas”, segundo comunicado oficial.

Com o objectivo de “estar em constante contacto com o mais variado tipo de matérias e métodos de construção de modo à evolução e desenvolvimento das suas pranchas”, a empresa acredita “que o futuro passa por métodos de construção mais sustentáveis”, como refere Américo Monteiro, Shaper e Gerente da Alka Surfboards.

A marca, que fabrica as pranchas em Vila Nova de Gaia, refere que decidiu “manter o preço em relação a eps anteriores”, com um preço base de 550 euros. A certificação apenas confirma que os materiais e os métodos de construção são os mais sustentáveis possíveis com o mínimo desperdício na construção.

A  ECOBOARD é o primeiro “rótulo ecológico” independente para fabricantes de pranchas de surf. O Ecoboard Project, focado na redução das pegadas de carbono, assenta no pressuposto de que aumentando o uso de produtos renováveis e reciclados e reduzindo a toxicidade no processo de manufactura da prancha, contribuiu para a construção de pranchas sustentáveis ​​de alto desempenho.

Este é um programa da Sustainble Surf org, uma organização sem fins lucrativos cujos objectivos são exactamente reduzir a pegada de carbono entre o meio do surf. Para isso, dispões de quatro programas: Waste To Waves, Deep Blue Surfing Events, Deep Blue Life e ECOBOARD Project.

Desde o lançamento do program,a em 2012, e da projecção em 2013 pela Associação de Fabricantes de Indústrias de Surf (SIMA), houve um grande crescimento no número de ECOBOARD´s, inclusive validados em torneios do World Tour. De modo que, como afirma o responsável, os clientes têm demonstrado bastante interesse nas pranchas que poderão ser desde shortboard até longboard e stand up paddle.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill