A Marinha e a Autoridade Marítima Nacional alertam para o agravamento do estado do mar a partir de hoje nos Açores e de amanhã também na Madeira e no Continente.
Energia dos oceanos

Segundo Comunicado da Marinha e da Autoridade Marítima Nacional, é esperado um aumento da agitação marítima a norte do arquipélago dos Açores ao longo da tarde de hoje, sendo provável a ocorrência de forte agitação marítima de noroeste com altura que pode chegar aos 6 metros, passando a valores na ordem dos 4 metros ao longo do dia de amanhã.

Na área a Norte do arquipélago da Madeira e na  aixa litoral Oeste do Continente é igualmente esperado um aumento gradual da agitação marítima ao longo da manhã de amanhã, com altura das ondas a poderem chegar até aos 6 metros na Madeira, e até 8 metros ao largo da costa  a Norte do Cabo da Roca, sendo entanto expectável que as condições do mar comecem a melhorar a partir da madrugada de Quarta-feira, 01 de Março, passando a valores na ordem dos 3 a 4 metros.

À comunidade marítima que se encontra no mar, a Marinha e a Autoridade Marítima recomendam a adopção de medidas de precaução, aconselhando também a manutenção de um elevado estado de vigilância, bem como, em relação à população em geral, a recomendação é igualmente  de se manterem todos quanto o mais afastados possível da orla costeira, não deixando nunca de se ter atenção que nas actuais condições, o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras.

A consulta, em tempo real, da altura máxima das ondas, de acordo com medição obtida através da rede de bóias de observação de agitação marítima da Marinha, pode ser realizada no Site do Instituto Hidrográfico, aqui.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill