A ADAPI teme que com o fim do acordo bilateral de pescas entre Portugal e Espanha, os dois países possam aceder livremente à ZEE um do outro
Universidade do Algarve

Em comunicado, a Associação dos Armadores das Pescas Industriais (ADAPI), manifestou preocupação com a aproximação do fim da vigência do Acordo Bilateral de Pescas entre Portugal e Espanha, em 31 de Dezembro, e o risco daí decorrente de Portugal “ceder à pressão espanhola para adulterar um acordo entre os dois países, que ao longo dos seus 14 anos de vigência tem vigorado de forma equilibrada”.

O receio da associação, segundo refere, é o de a partir do fim do acordo, passar a ser possível às frotas de ambos os países aceder livremente às zonas económicas exclusivas (ZEE) do país vizinho. Uma situação que tem sido evitada desde 2003 graças a acordos como o que está em vigor e que tem “raízes nos termos de adesão à CEE, em 1986”, refere a ADAPI.

Nesse sentido, a associação “reitera a importância de renovar mais uma vez o acordo para 2018 em diante, nos termos actualmente vigentes, que permitem a um número limitado de embarcações operar nas águas vizinhas, nas condições do licenciamento nacional”.

O nosso jornal procurou esclarecimentos sobre esta questão junto do Ministério do Mar, mas até ao momento ainda não foi possível apurar dados complementares.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill