O Governo açoriano apresentou propostas para defesa da pesca do atum na DGMAR, onde foram bem recebidas, que vai apresentar novamente em Julho, na Comissão Internacional para a Conservação dos Tunídeos do Atlântico
Direcçao Regional das Pescas dos Açores

O Director Regional das Pescas dos Açores, Luís Rodrigues, revelou esta semana, em Bruxelas, que as propostas do Executivo açoriano para proteger a pesca de atum serão apresentadas em Julho na Comissão Internacional para a Conservação dos Tunídeos do Atlântico (ICCAT, conforme a sigla em inglês), numa reunião em que serão debatidos assuntos relacionados com o atum patudo, que é de muita importância para as comunidades piscatórias açorianas.

Na ocasião, Luís Rodrigues afirmou que as propostas do Executivo regional foram bem aceites pela Direcção-Geral para os Assuntos Marítimos e Pescas (DGMARE) da União Europeia.

De acordo com Luís Rodrigues, “uma das medidas a que foi dada mais atenção foi a proposta de criação de corredores livres de Dispositivos Agregadores de Peixe (FAD)”, que acrescentou que o Governo dos Açores também defende “a discriminação positiva nas possibilidades de pesca para as frotas que utilizam artes de salto e vara, o controlo das licenças a cercadores no Atlântico e ainda a diminuição e controlo de FAD”.

O mesmo responsável lembrou que a presença de atum nas águas dos Açores tem diminuído nos últimos anos, o que, segundo investigadores, se deve em parte à utilização intensiva de FAD por várias frotas ao largo da costa africana, “provocando a mortalidade elevada de juvenis desta espécie e até a alteração das rotas migratórias”.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill