Governo admite alterar decreto-lei que desenvolve a Lei de Bases da Política de Ordenamento e de Gestão do Espaço Marítimo Nacional

Vasco Cordeiro, presidente do Governo Regional dos Açores, regozijou-se com a possibilidade, anunciada pelo Governo da República, na figura do Primeiro-ministro, António Costa, estar disponível para reabrir o processo sobre o decreto-lei que desenvolve a Lei de Bases da Política de Ordenamento e de Gestão do Espaço Marítimo Nacional. O objectivo é o de assegurar que a Região tenha poder de propor, de decidir e de beneficiar da gestão do seu Mar.

 “O facto de haver a disponibilidade do Governo da República para alterar o decreto-lei que, ainda recentemente, foi alvo de uma decisão do Tribunal Constitucional sobre esta matéria, acautelando as pretensões da Região, é algo profundamente significativo”, afirmou Vasco Cordeiro, na cidade da Horta.

Sentimento que resultou das declarações do Primeiro-Ministro, António Costa, durante o segundo dia da visita ao arquipélago, que assegurou que a orientação da Região neste processo é que os Açores “tenham, obviamente, a primeira palavra, mas também poder de decisão sobre estas matérias, no sentido de os Açorianos recolherem os benefícios da exploração” destes recursos.

No entanto Vasco Cordeiro alerta para o facto que “há agora um trabalho a fazer e que tem a ver com aquilo que é o acerto formal de questões quanto à concretização destes princípios.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill