Objectivo é o de “melhorar as condições de trabalho dos pescadores, dignificar a profissão e melhorar a sua produtividade e rendimento”.
rabo de peixe

 

 

Foram ontem inauguradas, em Rabo de Peixe, nos Açores, 32 novas de casas de aprestos. Estas vão servir pescadores que operam no Porto de Pesca de Rabo de Peixe, em S. Miguel. Durante a inauguração Fausto Brito e Abreu, Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia afirmou que o Governo dos Açores “não constrói obra apenas para mostrar obra”, salientando que o investimento em casas de aprestos, portos de pesca e lotas “faz parte da estratégia” para “melhorar as condições de trabalho dos pescadores, dignificar a profissão e melhorar a sua produtividade e rendimento”.

A empreitada, que representou um investimento do Governo dos Açores na ordem dos 370 mil euros, tem uma área total superior a 800 metros quadrados, dos quais cerca de 300 metros quadrados dizem respeito às casas de aprestos. A esta acresce uma zona exterior com 400 metros quadrados para o arranjo das artes de pesca, assim como um parque de estacionamento de viaturas com mais de 100 metros quadrados.

Sobre a obra Fauto Brito e Abreu referiu que “cada casa de aprestos tem uma área de 12,5 metros quadrados e está devidamente ventilada e abastecida com rede eléctrica e água”. O Secretário Regional acrescentou que a comunidade piscatória de Rabi de Peixe passa, a partir de agora, a contar com 108 casas de aprestos – sem esquecer o novo porto de pesca.

Esta obra vem no seguimento do documento estratégico ‘Melhor pesca, mais rendimento’, apresentado pelo Governo em Abril de 2015 ao Conselho Regional das Pescas e que “prevê um conjunto de obras e medidas para valorização do peixe dos Açores que já estão a ser implementadas em diferentes ilhas”.

 

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill