rabo de peixe

 

 

A Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, através da Direcção Regional dos Assuntos do Mar comunicou, ontem, que já foram definidas as intervenções a executar na orla costeira de Rabo de Peixe. Estas foram definidas tendo por base um estudo encomendado a gabinete especializado em obras marinhas que tratou de averiguar quais as soluções técnicas possíveis para aquele local.

Tendo em conta os resultados apresentado foi proposto uma intervenção de 350 metros de extensão, enraizada no enrocamento do contra-molhe sul do porto de pescas, o que permite proteger toda a baia. Segundo informações disponibilizadas pelo Gabinete de Comunicação do Governo Regional dos Açores a solução escolhida consiste na construção de um quebra-mar aderente à base da falésia, que possui uma berma reconfigurável ao longo do tempo.

Adicionalmente estão ainda previstos a realização de trabalhos na vertente e na crista da arriba, nomeadamente a reconstrução de um descarregador de águas pluviais que colapsou.

O projecto contempla igualmente a impermeabilização de alguns terrenos desocupados, no sentido de impedir a infiltração na crista da arriba e encaminhar as águas para o sistema de drenagem pluvial do arruamento, bem como a remoção cuidada de blocos instáveis e a protecção das camadas mais erodíveis do maciço com um sistema de pregagens e de betão projectado.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill