Filipe Porteiro destacou a aposta do arquipélago na conservação dos recursos e dos ecossistemas marinhos
açores

Ontem, dia 21 de Março, o Director Regional dos Assuntos do Mar, Filipe Porteiro, à margem da reunião dos signatários da Declaração de Hamilton para a Conservação do Mar dos Sargaços, em Key West, nos Estados Unidos, destacou o “papel pioneiro” dos Açores na definição de políticas de governança para os ambientes marinhos.

Em causa o facto de os Açores terem sido “percursores na designação de áreas marinhas protegidas do oceano profundo”, legalmente incluídas no Parque Marinho dos Açores, que preservam ecossistemas hidrotermais e outros ecossistemas marinhos vulneráveis associados a montes submarinos, localizados tanto dentro como fora da subárea da Zona Económica Exclusiva da Região.

De referir que a Declaração de Hamilton, que foi assinada pelo Reino Unido, Principado do Mónaco, Estados Unidos da América e Região Autónoma dos Açores, surgiu por iniciativa da Aliança do Mar dos Sargaços e do Governo da Bermuda.

A presença (e adesão) dos Açores à Declaração de Hamilton, segundo Filipe Porteiro, é a prova de que o arquipélago está “na vanguarda das regiões do mundo que apostam na conservação dos recursos e dos ecossistemas marinhos como um pilar para o desenvolvimento sustentável das atividades humanas ligadas ao meio marinho”.

O Director Regional dos Assuntos do Mar acrescentou ainda que “a natureza oceânica e geográfica dos Açores justifica em pleno a solidariedade do Governo Regional para com o Governo da Bermuda na defesa desta causa comum e a sua adesão à Aliança do Mar dos Sargaços.

 

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill