Acordo abre portas a reavaliação da Hapag-Lloyd

Em declarações ao nosso jornal, Cristina Pedra, presidente da Associação de Comércio e Indústria do Funchal (ACIF), manifestou a sua satisfação pelo anúncio feito hoje, 8 de Janeiro, pela ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, de que tinha sido assinado um acordo de paz social entre o Sindicato dos Estivadores, Trabalhadores do Tráfego e Conferentes Marítimos do Centro e Sul de Portugal e os operadores portuários de Lisboa.

A mesma responsável admitiu que os pré-avisos de greve emitidos pelo sindicato, “especialmente a partir de 14 de Novembro, com maior intensidade”, causaram prejuízos em toda a economia madeirense, especialmente em Dezembro, além das dificuldades de abastecimento a que deram origem.

Embora não exista uma contabilização do impacto financeiro desta situação, Cristina Pedra recordou que no seu decurso, a empresa de estiva que opera no porto do Caniçal, na Madeira, reforçou as suas equipas para não retardar o serviço dos navios que ali atracavam, “o que representou mais um encargo” associado aos pré-avisos de greve.

Entretanto, o nosso jornal apurou que se se concretizarem os pressupostos hoje divulgados por Ana Paula Vitorino, a Hapag-Lloyd, que suspendeu operações no porto de Lisboa devido à instabilidade laboral, vai avaliar a situação, de acordo com o interesse que tem em manter o seu relacionamento com aquela infra-estrutura portuária. Fonte próxima da empresa admitiu que as únicas informações da Hapag-Lloyd sobre o assunto até ao momento são as da comunicação social, mas que a concretizarem-se, constituem motivo de satisfação.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill