As propostas devem se apresentadas até 8 de Maio do próximo ano e a concessão deverá ser atribuída até Julho seguinte
Porto de Colombo

A Autoridade Portuária de Valência (APV) lançou um concurso público para construção e exploração de um novo terminal de contentores, conforme era aguardado que fizesse até ao final da primeira quinzena de Dezembro. Os interessados deverão apresentar as propostas até 8 de Maio de 2019 e em Julho seguinte deverá ser atribuída a concessão.

Tal como já fora anunciado, o novo terminal será automatizado e incorporará as mais modernas tecnologias portuárias. A concessão incide sobre uma área de 49 hectares, com cais de 800 metros e fundos de -20 metros, embora seja admitida futuramente uma ampliação até 137 hectares, um cais de 1.970 metros e um canal de acesso com uma profundidade de 22,5 metros. O investimento variará entre 400 e 800 milhões de euros, e terá efeito no prazo de concessão, que variará entre os 35 e os 50 anos. O objectivo da APV é poder acolher navios até 24 mil TEU de capacidade.

Actualmente o porto de Valência, o principal de Espanha em tráfego de contentores, tem três terminais de contetores, operados pela Cosco, MSC e Maersk.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill