Para a ABB, o futuro do transporte marítimo está na propulsão eléctrica, que se pode facilmente interligar com a digitalização dos sistemas
VesselsValue

A propulsão eléctrica vai tornar-se um imperativo marítimo mais do que uma alternativa, segundo responsáveis da empresa finlandesa ABB, refere o World Maritime News. A empresa está inclusivamente a olhar com atenção para os últimos desenvolvimentos da indústria automóvel em matéria de sistemas híbridos eléctricos e controlo remoto, considerando que pode estar aí o futuro da indústria marítima.

De acordo com o jornal, a empresa revelou uma nova abordagem de soluções energéticas, de controlo e automação baseadas num programa de integração digital que poderá provocar alterações na gestão de navios e frotas. Outros meios de comunicação referem que com esta abordagem, a ABB quer tirar partido das soluções energéticas, de comando e automação da era moderna.

“Vivemos um dos momentos mais estimulantes períodos na história da indústria marítima; nós acreditamos que a próxima geração de navios será eléctrica, digital e interligada, à medida que a indústria avança na direcção de novas fontes de energia e operações de navios automatizadas”, refere Juha Koskela, Director da ABB Marine & Ports, citado pelo World Maritime News.

Para os responsáveis da empresa, os navios movidos a energia eléctrica têm uma forma mais simples do que os movidos apenas por motores de combustão, e estão menos expostos ao desgaste. Centrais eléctricas a bordo de navios optimizam o consumo de combustível, maximizam a flexibilidade operacional e permitem novas fontes de energia, como baterias e células de combustível, referem os mesmos responsáveis.

Conforme refere Mikko Lepisto, responsável por soluções digitais da ABB Marine & Ports, “a energia eléctrica e os sistemas de propulsão também fornecem uma plataforma única para a digitalização; ambos estão inerentemente inter-ligados, o que torna mais fácil o recurso à automação e às soluções de software”. O mesmo responsável também entende que esta solução permite analisar mais dados, tornar as decisões melhores e reforçar o desempenho dos navios.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill