A surfista, com apenas 13 anos, participou pela primeira vez no ISA World Adaptive Surfing - campeonato mundial de surf adaptado, na praia La Jolla, na Califórnia -, e conquistou a medalha de bronze.
Marta Paço

Dos três surfistas portugueses que participaram na competição, apenas Marta Paço, na categoria AS VI, de 13 anos, invisual, conquistou a medalha de bronze. Praticante de surf há pouco tempo, Marta Paço confessa que a maior dificuldade “é saber qual o momento certo de entrar nas ondas”, mas com o auxílio do seu treinador, Tiago Prieto, consegue ultrapassá-la.

Tudo começou com um convite. “A minha mãe tinha um café que era frequentado pelos instrutores do Surf Clube de Viana. Eles conheceram-me e desafiaram-me para experimentar surf”, conta a própria. Marta competiu pela primeira vez no campeonato que o Surf Clube de Viana organizou em Dezembro do ano passado, do qual guarda a “recordação mais especial” e integra, pois, o Surf Clube de Viana do Castelo (SCV).

A adolescente que representou a selecção portuguesa de surf adaptado no «ISA World Adaptative Surfing Championship», que decorreu entre os dias 12 e 16 de Dezembro, na praia de La Jolla, em San Diego, na Califórnia, em conjunto com Nuno Vitorino e Camilo Abdula, na 2ª vez que Portugal participa no campeonato, concedeu a Portugal a 12.ª posição no Mundial.

Note-se que o campeonato mundial de surf adaptado foi criado para dar aos surfistas com deficiência e mobilidade reduzida a oportunidade de participarem numa competição mundial no estilo paralímpico. Este ano, a prova contou com a presença de 120 atletas, provenientes de 24 países. Segundo a Federação Portuguesa de Surf, os três atletas portugueses foram escolhidos depois de um estágio liderado pelo treinador da equipa nacional, Bernardo Abreu.



Um comentário em “A surfista portuguesa, Marta Paço, traz medalha de bronze da Califórnia”

  1. Óscar Mota diz:

    Parabens à Marta Paço e ao Surf Clube de Viana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill