O co-presidente da Volvo Ocean Race anunciou um roteiro de sustentabilidade para a próxima edição, na conferência Our Ocean, em Bali.
Volvo Ocean Race

A Volvo Ocean Race (VOR) não vai desistir dos oceanos: o co-presidente, Johan Salén, anunciou na conferência Our Ocean, em Bali, um roteiro para, tomando o legado da última edição, traçar um plano que solucione o problema da poluição marítima.

“Nos próximos quatro anos, a nossa ambição é apresentar o Programa de Sustentabilidade em colaboração com um conjunto de stakeholders, incluindo 11th Hour Racing e o Programa das Nações Unidas para o ambiente”, explicou Johan Salén.

“Vamos advogar soluções globais para os problemas relacionados com a poluição dos plásticos nos oceanos, suportado em instituições, Governos, parceiros corporativos e filantropos”, conclui o co-presidente a propósito do novo programa, que contemplará 10 Cimeiras do Oceano e Workshops de Inovação, de forma a trabalhar com líderes de opinião para explorar situações dirigidas pela indústria.

Guiado pelos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, a iniciativa visa integrar uma abordagem de economia circular com modelos de políticas e negócios para mudanças sistemáticas impactantes.

Terá inclusivamente um programa educacional para crianças, que coadjuvará no combate ao problema através de módulos criativos, chegando igualmente a jovens do Secundário que poderão participar através de disciplinas como ciência, tecnologia, engenharia ou matemática e até artes.

Por agora, com o recurso às amostras recolhidas na edição anterior, o programa irá iniciar-se com o desenvolvimento de um processo padronizado internacionalmente, para amostragem e análise de oceanos. E, de seguida, pretende com auxílio de tecnologia que forneça dados valiosos, perceber os efeitos potenciais do plástico para a saúde humana.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill