Esta será a primeira acção concertada a nível nacional com iniciativas em todas etapas da Liga MEO Surf 2018.
Liga MEO Surf

Com o intuito de eleger a sustentabilidade ambiental como tema transversal da edição de 2018, a Liga MEO Surf promoverá entre hoje e amanhã a primeira de 5 acções de limpeza de praia, na Praia de Ribeira d’Ilhas, na Ericeira. O projecto, que irá ser levado a cabo durante as etapas da Liga MEO Surf 2018, conta com o apoio dos vários parceiros do evento.

Com o objectivo de contribuir para a limpeza das praias por onde passa a Liga, e ao mesmo tempo gerar uma maior consciencialização no que toca à problemática do lixo marinho e ao papel que cada um, individualmente, pode desempenhar, estas acções de limpeza irão envolver também estudantes e comunidades locais, de forma a incluírem dinâmicas educativas. Sendo que já estão confirmados 200 alunos, entre os 10 e 15 anos, das escolas do concelho de Mafra e demais voluntários que se irão juntar.

Para Miguel Herédia, Vice-Presidente da Associação Nacional de Surfistas, “o facto de a primeira acção se realizar numa Reserva Mundial de Surf tem um significado especial para nós”. E nas palavras de José Ferreira, embaixador Liga MEO Surf, “é com muita satisfação que vejo a ANS e a Liga MEO Surf associarem-se a um tema tão importante e essencial nos dias de hoje como o ambiente, que está intrinsecamente ligado ao surf e aos surfistas. E é com muita honra que assumo este papel de embaixador”.

Recorde-se que as Reservas Mundiais de Surf pretendem identificar e preservar ondas únicas abrangendo a zona costeira envolvente e, à semelhança do conceito implementado pela UNESCO para a preservação do património cultural como herança da Humanidade, estas procuram criar um mecanismo de protecção para os locais de surf mais emblemáticos. A Ericeira tornou-se Reserva Mundial de Surf a 14 de Outubro de 2011, após consagração realizada pela organização internacional Save the Waves Coalition, e permanece como a única na Europa, sendo que as ondas para a prática do surf se destacam permitindo potenciar a indústria do turismo nacional.

Agenda:

Sexta-feira, dia 13, 9h30 às 17h00 em Ribeira d’Ilhas: 200 alunos da Escola E.B. 2 e 3 da Ericeira, divididos em 4 grupos de 1h30 cada.

Sábado, dia 14, 10h00 às 13h00: limpeza livre para voluntários inscritos na Plastic Sun Days. Irão proceder à limpeza das arribas e em redor do rio – ponto de encontro junto à ponte, onde irá estar uma bandeira da Plastic Sun Days.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill