Ambas as associações já têm cooperado, no entanto, tencionam estreitar essas relações para actuar nas questões que hoje preocupam a indústria naval, nomeadamente nas questões de sustentabilidade.
CargoSmart

Na tentativa de estabelecer uma maior cooperação, os presidentes da BIMCO (Baltic and International Maritime Council) e da ECSA (European Community Shipowners’ Association), Anastasios Papagiannopoulos e Panos Laskarides, respectivamente, reuniram-se recentemente em Atenas. Em concreto, as associações pretendem discutir as áreas de actuação para começarem posteriormente a ajustar um plano de cooperação.

 

Note-se que já houve uma cooperação entre as associações que representam os armadores a nível global, no entanto, as associações querem agora progredir em questões fundamentais relativas à actual indústria naval, como a legislação ambiental, tanto a nível europeu como internacional, nomeadamente as emissões de CO2 dos navios e o limite máximo de enxofre imposto pela IMO (International Maritime Organization), a vigorar a partir de Janeiro de 2020. Além da questão da migração, que pode envolver navios mercantes.

 

“É crucial que a indústria naval fale a uma só voz, tanto a nível europeu como global. É por isso que uma relação ainda mais próxima entre a BIMCO e a ECSA é do maior interesse. Os pontos fortes e os recursos de ambas as organizações precisam de ser discutidos, pois poderão orientar o futuro da indústria naval. Ao discutir as medidas de curto, médio e longo prazo para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa do transporte marítimo internacional, a indústria precisa de estar unida”, explica Anastasios Papagiannopoulos.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill