Aplicação tem aproximado utentes das repartições marítimas
Capitania Online

Três anos depois da sua implementação, a aplicação informática interactiva Capitania Online, disponibilizada pela Direcção-geral da Autoridade Marítima (DGAM), indica (dados de 12 de Setembro de 2016) um total de 3.507 embarcações registadas, 3.412 utentes inscritos (dos quais 1.925 marítimos e 1.487 não marítimos) e 1.420 embarcados, entre outros dados.

De acordo com fontes próximas do sistema, a aplicação “tem provado ser um ponto forte na aproximação dos serviços das Repartições Marítimas aos utentes, reduzindo a sua necessidade de deslocação aos locais de atendimento”.

Implementada no âmbito da modernização e racionalização administrativa, esta aplicação visa ser o balcão único a Autoridade Marítima Nacional (AMN), “promovendo a prestação e a divulgação de serviços e de informação administrativa num ponto único de contacto entre os cidadãos ou demais agentes económicos e a AMN e da sua integração no balcão único electrónico (balcão do empreendedor) e no portal do cidadão”, refere fonte próxima do sistema.

A aplicação visa igualmente uma ligação à plataforma de integração iAP, enquanto plataforma de pagamentos, com o propósito de suporte à prestação de serviços. Dessa forma, permite-se a disponibilização e gestão integrada de várias formas de pagamento, “com a mais-valia da integração automática dos registos de transacções nos Sistemas de Informação”, referiram-nos.

Entre os serviços disponíveis estão alguns relacionados com embarcações, como o rol de tripulação colectivo, o rol de tripulação individual, a taxa de farolagem e balizagem, os requerimentos e licenças existentes nas capitanias dos portos, e a impressão imediata do rol de tripulação colectivo e individual.

Estão igualmente disponíveis serviços relacionados com o mergulho profissional, incluindo o acesso ao processo de informação e certificação do mergulhador, das respectivas entidades formadoras e registo de médicos hiperbaristas.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill