Acordo visa ampliar colaboração no projecto Sakhalin II
Qatar

A Gazprom e a Mitsui & Co. (Mitsui) assinaram recentemente um Memorando de Entendimento (MoU, abreviatura da sigla em inglês) que reflecte a intenção de ambas as partes em cooperarem no abastecimento de navios com gás natural liquefeito (GNL) nas zonas do Extremo Oriente russo e na região de Ásia-Pacífico.

As duas empresas já colaboraram no projecto Sakhalin II, de exploração de campos de gás offshore ao largo da Ilha Sacalina, no Extremo Oriente russo, no âmbito do qual a Rússia dispõe desde 2009 da sua única central de GNL em funcionamento. Em 2015, a central produziu 10,8 milhões de toneladas de LNG, excedendo em 1,2 milhões de toneladas a capacidade prevista.

Recorde-se que este projecto é desenvolvido pela Sakhalin Energy Investment Company Ltd. (Sakhalin Energy), detida pela Gazprom Sakhalin Holdings B.V. (50% mais uma acção), Shell Sakhalin Holdings B.V. (27,5% menos uma acção), Mitsui Sakhalin Holdings B.V. (12,5%) e Diamond Gas Sakhalin B.V. (subsidiária da Mitsubishi Corporation, 10%).



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill