sumidouro

Cientistas do Sansha Ship Course Research Institute for Coral Protection descobriram o mais profundo sumidouro sub-aquático do mundo no Mar do Sul da China, referiu a estação televisiva estatal chinesa CCTV. A conclusão resulta de uma investigação científica com mais de um ano.

O sumidouro tem uma profundidade de cerca de 300,89 metros (equivalente à altura do edifício Shard, em Londres, e que é o maior da Europa) e 130 de diâmetro, segundo declarações dos cientistas à CCTV, e ultrapassa os 202 metros do Dean’s Blue Hole, nas Bahamas, que era o maior sumidouro sub-aquático conhecido até hoje.

O novo sumidouro situa-se a 16.31º de latitude norte e 111.46º de longitude leste, num recife de coral nas ilhas Paracel (ou Xisha), tem a designação de Buraco do Dragão e apresenta um tom de azul-escuro que contrasta com o azul claro das águas circundantes tornando-o facilmente visível da superfície. Para a comunidade local, é considerado o «olho» do Mar do Sul da China.

A descoberta terá sido feita com recurso a um robô sub-aquático “VideoRay Pro 4” equipado com um sensor de profundidade e validada por um painel de peritos chefiado por Meng Wei, um membro da Academia Chinesa de Engenharia.

Um sumidouro é uma abertura natural pela qual se escoam as águas e pode ter comunicação com galerias. Neste caso, os cientistas terão descoberto cerca de 200 espécies de peixes e outros organismos, apenas no nível superior do sumidouro. Abaixo dos 100 metros, segundo informações divulgadas, não tem oxigénio, o que torna difícil a existência de vida a essa profundidade.

De acordo com os cientistas, esta descoberta pode contribuir para obter dados sobre as alterações climáticas e o nível das águas ao longo de dezenas de milhares de anos, permitindo identificar um padrão das alterações climáticas, pelo menos naquela região.

Face à importância do achado para a pesquisa científica, o painel já recomendou às autoridades chinesas a sua protecção e a criação de um plano de exploração a cinco anos. Segundo relatos na imprensa internacional, autarcas do município de Sansha, na província de Hainan, já terão admitido medidas preliminares de salvaguarda do sumidouro.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill