Estudo da agência apresenta vantagens do etanol e do metanol
EMSA

Um estudo realizado e recentemente divulgado pela Agência Europeia de Segurança Marítima (AESM, ou EMSA, em inglês), identificou o metanol e o etanol como boas alternativas aos combustíveis tradicionalmente utilizados no transporte marítimo.

Conforme ali se refere, o estudo foi promovido “no âmbito do apoio da agência aos Estados membros e à Comissão Europeia relativamente à procura de soluções para um transporte marítimo sustentável, designadamente, no desenvolvimento de conhecimento e informação sobre combustíveis alternativos”.

De acordo com o estudo, que surge num momento em que o sector do transporte marítimo procura reduzir as emissões de enxofre e a pegada de carbono, o metanol e o etanol são opções atractivas porque não têm enxofre, geram uma queima-limpa e podem ser produzidos a partir de matérias-primas renováveis.

O World Maritime News refere a propósito que o etanol e o metanol estão facilmente acessíveis à escala global, mas faltam infra-estruturas para utilizar como combustível marítimo. Todavia, refere o jornal, os custos para as desenvolver são consideravelmente menores do que as infra-estruturas equivalentes para o gás natural liquefeito (GNL) e podem ser feitas economicamente em pequena escala.

O jornal também refere, com base no estudo, que quer o etanol, quer o metanol, dissolvem-se rapidamente na água, são bio-degradáveis e não são considerados tóxicas para os organismos marinhos. O que é relevante no caso de acidentes com navios, desde colisões a naufrágios.

 

Para consultar o estudo clique em baixo:

http://www.emsa.europa.eu/emsa-homepage/2-news-a-press-centre/news/2726-study-on-the-use-of-ethyl-and-methyl-alcohol-as-alternative-fuels-in-shipping.html



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill