Mais de 50% da indústria sem responsabilidade social empresarial
Transporte marítimo

Mais de 50% da indústria do transporte marítimo não adopta comportamentos de responsabilidade social empresarial, segundo o Shipping CSR500 Survey, um inquérito sobre o tema realizado no 1º trimestre deste ano pelo SAFETY4SEA, o site noticioso sobre assuntos do mar.

O inquérito incidiu sobre 1.867 empresas, das quais 500 foram eleitas para uma amostra representativa da indústria. Foram avaliados 15 sectores e escolhidos 10 factores associados aos requisitos da norma internacional de Responsabilidade Social Empresarial ISO26000 e à estratégia da União Europeia para a responsabilidade social empresarial.

Os sectores que mais empenho demonstraram foram os das Companhias Petrolíferas (80%), Operadores de Gás Natural Liquefeito (62,3%), Companhias de Perfuração (60%), Operadores de Navios Tanque (56%) e Operadores de Porta-contentores (54,7%). Os que menos preocupação revelaram foram os Operadores de Cargueiros de Granéis (32.2%), Associações (35,3%), Portos (36,9%) e Clubes de Protecção e Indemnização (36,9%).

O meio mais utilizado pelas empresas para cumprir a sua responsabilidade social é o relatório de políticas sociais nos seus sites (93,2%), seguido da promoção da percepção por via da formação e treino (76,9%), actividades pro-bono e doações (61%), uso de um código de conduta de comportamentos transparentes (53,8%) e aquisição da certificação pela norma ISO 9001 (53.7%).

De acordo com o SAFETY4SEA, os comportamentos de responsabilidade social empresarial surtem efeito na imagem das empresas que os praticam, bem como na da generalidade da indústria, pelo que as companhias devem integrá-los nos seus negócios. E ao fazê-lo, devem atribuir prioridade à saúde e segurança ocupacional, à protecção ambiental e à luta contra a corrupção e ética nos negócios.

Por esse motivo e por ser responsável pelo transporte de 90% do comércio mundial, esta indústria deve desenvolver negócios sustentáveis e criar uma confiança que induza cada vez mais interessados a adoptarem práticas de responsabilidade social empresarial, considera o SAFETY4SEA.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill