Curso de Gestão Marinha e Costeira

A partir de 20 de Julho estarão abertas inscrições para o novo curso de Gestão Marinha e Costeira da Universidade do Algarve (UAlg), que arrancará já no próximo ano lectivo. No âmbito da candidatura ao concurso nacional de acesso ao Ensino Superior (2016), as inscrições decorrerão em três fases: 1ª fase, de 20 de Julho a 8 de Agosto; 2ª fase, de 12 a 23 de Setembro; e 3ª fase, de 6 a 10 de Outubro.

De acordo com a UAlg, esta licenciatura permitirá aos diplomados exercerem funções em empresas privadas de “exploração dos recursos marinhos e costeiros e do turismo”, bem como em entidades públicas nacionais ou estrangeiras “responsáveis pela definição das políticas para o mar e orlas costeiras”.

Ainda segundo a UAlg, o curso pretende capacitar os diplomados para gerirem “de modo sustentável as diversas actividades que se relacionam com o mar”, habilitando-os para intervirem e colaborarem “na definição das políticas para o mar e para a costa, na gestão integrada do mar e do litoral, na exploração sustentável e utilização dos recursos marinhos e na preservação e valorização do património natural, histórico, cultural e social relacionado com o oceano e as zonas costeiras”.

Conforme nos referiu Maria João Bebianno, professora e Directora do CIMA (Centro de Investigação Marinha e Ambiental) da UAlg, trata-se de um curso “multidisciplinar, que recorre à economia, à história e à sociologia” e com enfoque principal na energia do mar, nos novos recursos marinhos e na economia associada à biotecnologia, mais do que na biologia marinha, onde a instituição já dispõe de uma oferta académica consolidada e reconhecida.

O curso terá o grau de licenciatura, duração de três anos (6 semestres) e como provas de acesso os exames nacionais de Biologia, Geologia, Matemática A ou Geografia. Requer um mínimo de 25 alunos para arrancar, o que não deverá constituir problema, segundo Maria João Bebianno, e um mínimo de 10 para beneficiar do apoio do Ministério da Educação. A mesma responsável assegurou-nos igualmente que todo o corpo docente é composto por doutorados (mais de 20 elementos). Os alunos terão ainda o apoio do CIMA e CCMAR (Centro de Ciências do Mar) na sua formação.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill