A Oceans Business Week, sucessora da Blue Business Week, irá decorrer de 2 a 4 de Junho no Centro de Congressos de Lisboa, na Junqueira.

A Oceans Business Week, sucessora da Blue Business Week, irá decorrer de 2 a 4 de Junho no Centro de Congressos de Lisboa, na Junqueira, numa organização da Fundação AIP com o alto patrocínio do Presidente da República, apoio institucional do Ministério do Mar.

À semelhança de 2015, decorrerá, em simultâneo, no dia 3, Sexta-feira, uma cimeira política de Ministros do Mar de todo o mundo e a Ministra do Mar tem igualmente planeada a formalização de protocolos de cooperação com a China, Angola, Moçambique e a Noruega, estando ainda previstas as presenças, na qualidade de parceiros internacionais, de representantes de Singapura, Noruega, Canadá, Japão e Brasil.

O espaço de exposição desdobrar-se-á de novo em três áreas, uma primeira dedicada às empresas de sectores como os portos, logística, construção e reparação naval, energias renováveis, aquacultura, fileira do pescado, segurança e defesa no mar, turismo, náutica de recreio e gastronomia; uma segunda dedicada à investigação e desenvolvimento tecnológico, orientada para as Universidades, Centros de Investigação, Incubadoras e Aceleradores de Empresas e empresas em início de actividade, bem como, finalmente, uma terceira área mais institucional, onde marcarão presença as entidades da administração pública de alguma forma ligadas a economia do mar.

A organização espera contar, no total com cerca de 200 expositores.

Ponto forte da Oceans Business Week serão também, naturalmente as Conferências que irão decorrer em paralelo, não estando ainda completamente finalizados todos os programas mas sabendo-se já no entanto que, no dia 2 de manhã, Quinta-feira, haverá uma Conferência organizada pela PwC, sob o lema, O Mar e a Segurança, com moderação de Nuno Rogeiro,cujo programa pode ser visto aqui, bem como uma outra, à tarde, dedicada à Construção, Reparação e Conversão Naval, sob organização da AIN (Associação das Industrias Navais) e cujo programa pode ser visto aqui.

Sexta-feira, dia 3, a manhã será dedicada às Energias Renováveis Marinhas, com uma Conferência organizada pela EDP Inovação, como a tarde terá como ponto forte a Conferência Oceans Meeting, realizada no âmbito da cimeira ministerial, envolvendo várias figuras de renome internacional, cengrada sobre a economia, a cultura dos oceanos, a ciência e a inovação.

Três outras Conferências encontram-se igualmente planeadas, uma sobre Portos e Logística, outra sobre a Fileira do Pescado e uma terceira sobre Turismo e Cultura, ainda sem data nem programa.

Para António Saraiva, Presidente da CIP, entidade eleita pela Fundação AIP para presidir ao Conselho Estratégico da Organização, a realização da Oceans Business Week assume particular relevância por entender constituir-se o mar como um elemento decisivo para o futuro de Portugal.

Nota António Saraiva, no entanto, ser necessário ainda passar das palavras aos actos, ou seja, ter a capacidade de transformar efectivamente o desígnio em realidade, sendo para tal necessário um outro olhar sobre as suas imensas potencialidades económicas nas mais diversas áreas e sectores, desde a construção e reparação naval à biotecnologia e à energia, sem esquecer os mais tradicionais sectores, como a pesca e a aquacultura ou os transportes marítimos, para nomear apenas algumas das áreas e sectores imediatamente mais evidentes. Olhar renovado esse que importa também um sério olhar de negócio, tanto por parte das empresas como dos poderes públicos.

Nesse enquadramento, congregar num mesmo espaço os principais actores nacionais e também alguns internacionais, é uma oportunidade quase única para essa visão do todo que são as múltiplas actividades ligadas ao mar, podendo abrir, de facto, uma nova perspectiva sobre as suas efectivas possibilidades de realização económica, tanto às empresas como também aos prórios poderes públicos.

Contudo, António Saraiva não deixa de sublinhar ser igualmente ser necessário recuperar o tempo perdido e levar a sério o desafio do mar que vê com crescente adesão, embora ainda não na dimensão que gostaria de ver e que entende indispensável para que tudo possa ser concretizado como se espera que seja _ rapidamente.

Para se manter a par da evolução de tudo.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill