Tecnologia inovadora preserva condições naturais e frescura do produto
AQUAVIVA

A CMA CGM lançou o AQUAVIVA, uma nova geração de contentores que permite o transporte seguro de lagostas vivas na água em que são capturadas, em condições semelhantes às do seu habitat natural.

A inovação resulta da utilização de uma tecnologia inédita desenvolvida pela EMYG Environment & Aquaculture, designada INNOPURE®, e da experiência da CMA CGM em transporte contentorizado frigorífico.

Até aqui, as lagostas eram transportadas congeladas ou vivas, em gelo, por avião. Graças a esta tecnologia, passam a poder ser transportadas vivas por mar, mantendo a qualidade de um produto fresco mesmo após o transporte.

 De acordo com a CMA CGM, a INNOPURE® é uma tecnologia “desenvolvida para o armazenamento e purificação de crustáceos e conchas”, acrescentando que “é a única tecnologia capaz de filtrar pequenas bactérias” e susceptível de monitorizar a oxigenação, filtragem e fluxos de água, para manter a qualidade da água por períodos longos.

A tecnologia baseia-se numa oxigenação de baixa pressão, em que ar pressurizado é injectado na água, criando pequenas bolhas que, ao subirem, empurram as partículas na direcção do sistema de extracção, enquanto as bolhas que descem mantêm a água oxigenada.

Para a CMA CGM, com este sistema, fica garantida a qualidade de crustáceos e conchas cumpre os padrões internacionais e europeus, além de lhes garantir uma taxa de mortalidade reduzida.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill