Chabahar

A Índia, o Afeganistão e o Irão concluíram o texto para o Acordo Trilateral sobre Transporte e Corredores de Trânsito, conhecido como Acordo de Chabahar, informa o World Maritime News. A assinatura deverá ter lugar ainda este ano, durante uma visita do Primeiro-Ministro indiano, Narendra Modi, ao Irão.

De acordo com o jornal, este acordo antecipa o eventual acesso da Índia ao Afeganistão através do porto iraniano de Chabahar sem passar pelo Paquistão, que limitou as relações comerciais com Nova Deli na sequência de um agravamento de tensões diplomáticas entre ambos os Estados. Recorde-se que Chabahar é o único porto iraniano com acesso directo ao mar e permite alcançar o Mar de Oman e o Golfo Pérsico.

Para o Governo indiano, a entrada em vigor deste acordo irá intensificar a utilização do porto de Chabahar e com isso contribuir para reforçar conectividades regionais, bem como para aumentar a relação da Índia com o Afeganistão e a Ásia Central, constituindo assim um veículo para melhorar os fluxos de pessoas e bens entre os três países e a região.

Este entendimento teve origem em 2013 e ficou agora concluído, graças ao levantamento das sanções internacionais impostas ao Irão. Já em 2015 a Índia tinha destinado 88 milhões de euros para a modernização do porto de Chabahar, que ajudou a desenvolver nos anos 90 do século XX, após o que se seguiu a aprovação de um crédito de 132 milhões de euros para apoiar o seu desenvolvimento.

Segundo o jornal, este investimento é a base do desenvolvimento de um cais de carga multiusos e dois terminais de contentores, que diminuirão os custos de transporte de bens indianos em cerca de 30 por cento, se comparados com os custos devidos noutras vias marítimas do país.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill