Agências de rating penalizam empresas de transporte marítimo
Hyundai Merchant Marine

O incumprimento no pagamento de cerca de 92 milhões de euros devidos pelo vencimento de obrigações, a 7 de Abril, por parte da Hyundai Merchant Marine (HMM), valeu à companhia uma queda no rating da agência Korean Investors Service (KIS) – pela oitava vez consecutiva desde 2013 – e colocou em evidência a precária situação financeira de outros operadores de transporte marítimo, informa o jornal World Maritime News, citando a prestadora de serviços Alphaliner.

De acordo com o jornal, citando a Alphaliner, nem o grupo A.P. Moller-Maersk foi poupado a uma revisão de “estável” para “negativa” por parte da agência Standard & Poor’s (S&P), em Fevereiro, devido ao actual panorama económico do sector. De acordo com a agência, o sector do transporte marítimo enfrenta sérias dificuldades, em especial, devido ao excesso de oferta, e as más condições no valor dos fretes podem exercer pressão sobre o rating de crédito da Maersk.

A S&P também reduziu o rating da CMA CGM, e 1 de Abril, de B para B+, reflectindo a má situação do sector, o risco da prevista aquisição da NOL e a expansão da frota (que deve diminuir a sua capacidade de liquidez), refere igualmente a Alphaliner, citada pelo mesmo jornal.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill