National Iranian Tanker Company

O Irão procura um investimento de cerca de 2,2 mil milhões de euros para modernizar a sua frota de petroleiros, segundo terá admitido a agências noticiosas o Director-Geral da National Iranian Tanker Company (NITC), Ali Akbar Safaei, informam os jornais World Maritime News e Turkish Maritime.

Segundo o Turkish Maritime, a NITC tem 70 petroleiros, mas muitos precisam de ser classificados para poderem retomar a actividade em águas internacionais. No segmento dos contentores, as sociedades RINA Services e a Asian Classification Society (ACS) procederam à classificação de dois cargueiros da Islamic Republic of Iran Shipping Lines (IRISL) após o levantamento das sanções internacionais impostas ao Irão por vários anos, refere o World Maritime News.

Conforme terá admitido Ali Akbar Safaei, a NITC prosseguirá uma estratégia de cinco anos a par de um programa de investimentos, ambos dirigidos ao objectivo final de modernização da frota e que lhe permitirão tornar-se mas competitiva junto dos seus concorrentes internacionais, equipados com navios mais modernos.

De acordo com os dois jornais, a Reuters já terá divulgado informações, em Março, segundo as quais duas empresas chinesas terão manifestado interesse em investir na NITC, mas sem que tenham sido adiantados outros detalhes sobre o assunto.

Quer a ambição do Irão, quer o interesse de empresas chinesas em investir compreende-se, face ao crescimento das exportações iranianas de petróleo, que neste momento se situam nos 2 milhões de barris por dia.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill