Novo armazém frigorífico potencia negócios com África e América do Sul
Grupo Alonso

O grupo espanhol Alonso, especializado em logística, transportes e gestão portuária, vai reforçar a sua aposta no porto de Algeciras, com a abertura de uma plataforma frigorífica que potenciará o tráfego comercial de mercadorias agro-alimentares com África e América do Sul, adiantava o jornal Transportes XXI na sua edição do princípio de Março.

As novas instalações, geridas pela filial SAM Algeciras, do grupo Alonso, têm uma superfície de armazenamento frigorífico de 5.141 metros quadrados, dos quais 3.350 para 11 câmaras, e 1.790 para corredores e praias, referia o jornal. O armazém tem uma capacidade para 7.840 paletes de 2,20 metros de altura, com 44,6 m3 de frio, e dispõe de um « sistema automático e inteligente com veículo radio-shuttle que permite optimizar o espaço da plataforma », refere o meio de de comunicação.

Segundo Jorge Alonso, presidente do grupo Alonso, citado pelo jornal, « o objectivo do frigorífico é concentrar na plataforma carga de armazenamento e cross docking de tráfegos de fruta» proveniente de Andaluzia e Extremadura, pescado e padaria, recordando que o porto de Algeciras está bem posicionado «para um tráfego reefer e tem grande movimento», tendo movimentado cerca de 3,3 milhões de toneladas de horto-frutícolas em 2015.

De acordo com o jornal, apoiado em declarações de Jorge Alonso, esta aposta visa combinar clientes da armazenagem e de rotação num conjunto de serviços em contentor, tanto terrestres como marítimos, o que permitirá reduzir custos logísticos das mercadorias, quer e carga seca, como refrigerada. E desta forma, o grupo espera aumentar os tráfegos de produtos que chegam de África e América do Sul, bem como exportar a exportações espanholas, fazendo da plataforma uma solução de distribuição para toda a Espanha e Europa.

“A plataforma logística da SAM Algeciras tem 100 mil metros quadrados, com três áreas para depósito e armazenamento de contentores, câmaras frigoríficas e armazenamento a seco”, recorda o jornal, notando que se insere num plano de investimentos de 46 milhões de euros nos últimos 5 anos. Ali trabalham 72 pessoas.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill