A Siemens foi contratada para desenvolver um sistema propulsor eléctrico para um novo ferry finlandês

A Siemens foi contratada pela companhia finlandesa FinFerries para desenvolver todo o sistema propulsor de um novo ferry para automóveis integralmente propulsionado a energia eléctrica.

A ser construído nos estaleiros navais polacos CRIST S.A., o novo ferry «amigo do ambiente» deverá ser entregue até ao final do primeiro semestre de 2017 para operar no Arquipélago de Turku, procedendo á ligação entre Nauvo e Parainen, numa distãncia de aproximadamente 1,6 Km.

Com 90 metros de comprimento e 16 de largura, o ferry deverá ser equipado com o sistema BlueDrive PlusC da Siemens que inclui não apenas as baterias mas também os sistemas propulsores, mantendo no entanto a possibilidade de ligação a um motor diesel tradicional em caso de necessidade de maior capacidade propulsora para atravessar o percurso com gelo dado o rigor invernal que sempre se faz sentir na Finlândia.

O sistema encontra-se no entanto baseado num projecto de um outro ferry com características semelhantes, ou seja, com um sistema igualmente híbrido, já operacional na Noruega desde maio de 2015, e que tem permitido poupanças de combustível na ordem dos 60%.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill