Câmara Municipaldo Barreiro

Numa moção aprovada em reunião de 17 de Fevereiro, a Câmara Municipal do Barreiro (CMB) voltou a pressionar o Governo para prosseguir com o projecto de construção de um novo terminal de contentores no concelho. Fê-lo deliberando no sentido de apelar aos deputados para que mantivessem o projecto como prioritário e comprometendo o actual Primeiro-Ministro com posições assumidas há cerca de um ano, quando era edil de Lisboa.

Nessa reunião, a CMB deliberou “requerer aos diferentes grupos parlamentares representados na Assembleia da República que, no âmbito da discussão do Orçamento de Estado para 2016, voltem a definir como prioridade a definição da localização de um novo Terminal de Contentores que sirva a Área Metropolitana de Lisboa e o País”, “solicitar que sejam assegurados os meios técnicos, humanos e financeiros para que a reflexão e o debate público em torno deste projecto possa prosseguir” e “reafirmar o interesse do nosso concelho em receber esta importante infra-estrutura, desde que sejam garantidas as condições indispensáveis à sua edificação”.

O texto da moção recordava também que em Fevereiro de 2015, António Costa, então na qualidade de presidente da Câmara Municipal de Lisboa, assinou “um Acordo de Cooperação Institucional com a Câmara Municipal do Barreiro e a Administração do Porto de Lisboa que já contemplava esta possibilidade”.

Ali se afirmava ainda que só por lapso a Errata da proposta do Orçamento de Estado para 2016 não contemplava “a definição da localização do novo Terminal de Contentores, passando a referir-se a necessidade do incremento da capacidade de movimentação de contentores de Leixões e de Sines e da coordenação estratégica entre os portos de Lisboa e de Setúbal”.



Um comentário em “Moção compromete António Costa com terminal do Barreiro”

  1. Alberto fontes diz:

    Quanto vão custar as acessibilidades rodoviárias e ferroviárias a esse terminal.
    Tanto quanto se sabe o projecto de terminal que existe só contempla o terminal propriamente dito..
    Igualmente interessante será conhecer os custos com as dragagens e respectiva manutenção posterior, além do custo com o tratamento dos dragados, a ser feito no local.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill