Até 8 de Abril, decorre a 2ª edição do NEEEIL IT, na qual 10 equipas de alunos de Engenharia de várias especialidades concorrem para construir um veículo autónomo capaz de navegar por um ou mais percursos com obstáculos, simulando uma tarefa real
InvaSave

Até 8 de Abril, decorre a segunda edição do NEEEIL IT, uma maratona tecnológica com 50 alunos dos cursos de Engenharia Electrónica, Engenharia Física e Engenharia Informática, em prol da sustentabilidade dos oceanos.

Promovida pelo CEiiA, Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto, em parceria com o Núcleo de Estudantes de Engenharia Electrotécnica e de Computadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (NEEEC), a iniciativa visa “construir um protótipo de um veículo autónomo capaz de navegar por um ou mais percursos com obstáculos, simulando uma tarefa real como a recolha de lixo ou salvamento nos oceanos”, esclarece o CEiiA.

Desde 1 de Abril e até hoje, os participantes tiveram acesso a workshops técnicos, “incluindo uma sessão de responsabilidade do CEiiA”, onde foram abordados temas associados ao objectivo, visando “preparar as equipas para a resolução do problema proposto”, explicou Rui Dias, director da Academia do CEiiA. Segundo este responsável, as equipas são “avaliadas em função do tempo em que o protótipo do veículo percorre o percurso estabelecido, assim como pela originalidade da solução”.

“A competição final decorre nos dias 6 e 7 de Abril, nas instalações do CEiiA em Matosinhos, e termina com a apresentação dos projetos das 10 equipas a um júri e respectiva atribuição de prémios”, esclareceu o CEiiA.

A final da edição 2019 tem alunos de universidades da Alemanha (Bremen e Karlsruhe), Finlândia (Helsínquia, Tampere e Oulu), Holanda (Delft e Eindhoven), Itália (Milão) e Noruega (Trondheim), previamente seleccionados em qualificações realizadas localmente.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill