Moller-Maersk

A APM Terminals, filial do grupo Moller-Maersk, foi autorizada a adquirir o Grup Maritim TCB pela Comisión Nacional de los Mercados y de la Competencia (CNMC), a equivalente espanhola à portuguesa Autoridade da Concorrência, informa o jornal Transporte XXI.

O valor do negócio é de 885 milhões de euros, segundo o jornal, que teve acesso à resolução da CNMC, de acordo com a qual as actividades da TCB e da APM em Espanha são complementares. O acordo prevê também a possibilidade de investimento de 353 milhões de euros nos próximos cinco anos.

A operação representa o fortalecimento da Maersk nos mercados de tráfego local e transhipment de contentores no sul da Europa. A Maersk passa assim a operar em sete terminais portuários de Espanha, “ao unir a instalação em que trabalha actualmente no porto da Baía de Algeciras aos terminais operados pela TCB nos portos de Valência, Barcelona, Tenerife, Santa Cruz de La Palma, Castellón e Gijón”, de acordo com o jornal. Fora de Espanha, “adicionará as instalações na Turquia, México, Colômbia, Brasil e Guatemala”, refere a mesma fonte.

Segundo a CNMC, citada pelo jornal, a operação significará que a Maersk passa a deter uma quota de 10 a 20 por cento do mercado local de contentores na Península Ibérica, que será de 30 por cento se falarmos apenas do negócio da estiva em Espanha.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill