comboio bioceânico

Um consórcio germano-suíço terá revelado interesse em participar na construção e financiamento do “comboio bioceânico”, uma linha ferroviária que unirá o porto de Santos, na costa atlântica do Brasil, a um de dois portos na costa do Pacífico (Matarani ou Ilo, ambos no Perú), informa o jornal Transporte XXI na sua última edição.

Recorde-se que em 2014, segundo o jornal, China, Brasil e Perú assinaram um memorando de entendimento para a realização de estudos sobre a viabilidade do projecto, o que terá desagradado à Bolívia, que não estaria incluída na rota.

O presidente boliviano, entretanto, deslocou-se à Alemanha no final de 2015 e o projecto ganhou novo impulso. E em Janeiro deste ano, uma delegação empresarial alemã, chefiada por um membro do Governo germânico, terá viajado até à Bolívia para apresentar uma proposta. Entre os potenciais interessados estarão a Siemens e a DB.

De acordo com Evo Morales, citado no jornal, o trajecto pela Bolívia é “mais curto e menos caro”. Alguns cálculos apontam para um investimento necessário de 9,1 mil milhões de euros.

Ao pretender unir os dois oceanos que banham a América do Sul, o projecto poderá ter impacto no Canal do Panamá. Para um membro do Governo alemão, ainda é cedo para se falar de concorrência. “Por via marítima transportam-se mais bens de consumo e por via ferroviária mais matérias-primas; tudo dependerá da rota mais rápida em função do produto”, refere o governante, citado pelo jornal.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill