Aproveitamento da energia dos oceanos ainda está no inicio
Karmenu Vella

O comissário europeu para o Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas, Karmenu Vella, manifestou o empenho da Comissão Europeia (CE) no desenvolvimento de projectos relacionados com a energia marítima, ontem, em Edimburgo, na abertura da Conferência Internacional sobre Energia dos Oceanos. Na ocasião, recordou que a CE tinha lançado uma consulta pública sobre a governação dos oceanos em 2015 e afirmou que espera anunciar os próximos passos na matéria antes do Verão.

Na sua intervenção, abordou a questão da exploração da energia eólica offshore, salientando que o custo da electricidade gerada por este tipo de energia diminuiu 25% entre 2010 e 2015. Acrescentou que a construção e manutenção dos parques de energia eólica offshore geraram 70 mil empregos até hoje e adiantou que as empresas que apostaram nesta tecnologia “adicionaram milhões de euros aos seus balanços”. Referiu ainda a propósito que no primeiro semestre de 2015, os projectos europeus neste sector valiam cerca de 7,1 mil milhões de euros.

Em comparação, o sector da energia dos oceanos “ainda está no princípio”, afirmou. No entanto, referiu que a UE é líder global nesta matéria, recordando que “45% das empresas relacionadas com a energia das ondas e 50% das relacionadas com energia das marés estão baseadas na Europa”. Deu os exemplos da Apple, que trabalha com a Autoridade da Energia Sustentável da Irlanda e da Shell, que atribuiu recentemente prémios de inovação a duas empresas relacionadas com a energia dos oceanos.

Na ocasião, todavia, considerou que a energia dos oceanos é o membro mais novo da família das energias renováveis, pelo que são necessários “esquemas estáveis e suficientes de suporte de receitas em todos os países que querem desenvolver seriamente esta indústria”



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill