Operadora sente impacto da queda do preço do petróleo
APM Terminals

Os lucros da APM Terminals, operadora de terminais de contentores do Grupo Maersk baseada na Holanda, caíram de 900 milhões de dólares (cerca de 793 milhões de euros) em 2014, para 654 milhões de dólares (cerca de 576 milhões de euros) em 2015, de acordo com informações divulgadas na imprensa internacional.

Citando a operadora, o World Maritime News (WMN) atribui o fenómeno a menores volumes de mercadoria, especialmente na África Ocidental, Rússia e Brasil, apenas compensados por melhoria nas receitas e iniciativas destinadas a reduzir custos.

Para a redução no volume de mercadoria contribuiu a diminuição das importações por parte dos países produtores de petróleo, motivada pela queda dos preços do crude. Paralelamente, o mesmo jornal refere o reforço do dólar americano e desinvestimentos em 2014, que também terão prejudicado as receitas e as margens da APM Terminals. Os negócios da operadora nos Estados Unidos, no entanto, cresceram em 2015, quer no volume de mercadorias, quer em armazenamento, face a 2014.

Para a operadora, citada pelo WMN, apesar de um crescimento mais lento e de menor volume de carga contentorizada, a gestão do portfolio e o desempenho financeiro, incluindo um Retorno do Capital Investido de 10,9%, permaneceram em linha com a sua estratégia de longo prazo de aumentar a presença da rede para ir ao encontro das necessidades dos clientes.

Em 2016, a empresa deve reforçar o seu portfolio com a integração das instalações do Grupo TCB, a concluir no primeiro trimestre, aumentarão em 4,3 milhões de TEU a capacidade da APM Terminals Global Terminal Network em Espanha, Turquia, México, Guatemala, Colômbia e Brasil e em 3,5 milhões de TEU os volumes contentorizados anuais. Também este ano a empresa deve integrar novos terminais de águas profundas na Turquia, México e China.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill