Os três partidos propuseram alterações à Lei de Programação Militar, prevendo a deslocação de 120 milhões de euros do Navio Polivalente Logístico para a modernização das fragatas Vasco da Gama
Lei de Programação Militar

Na passada Segunda-feira, o PS, o PSD e o CDS-PP terão entregue uma proposta conjunta de alteração da Lei de Programação Militar (LPM) destinando 120 milhões de euros para modernizar as fragatas da classe Vasco da Gama, referiu o Observador com base em dados da LUSA, que terá tido acesso à proposta.

Segundo a proposta, avançou o jornal, “o total dos investimentos em equipamento militar até 2030 não sofre alterações, mantendo-se nos 4,7 mil milhões de euros”. No dia seguinte, a LPM foi discutida e votada na especialidade, com as alterações introduzidas pelos três partidos, sendo aprovada com os votos favoráveis de PS, PSD e CDS-PP, votos contra do BE e abstenção do PCP.

Em todo o caso, o PCP votou contra o projecto na parte relativa ao Navio Polivalente Logístico e absteve-se relativamente à compra de helicópteros ligeiros e do KC-390, referem alguns meios de comunicação. Na proposta do PS, PSD e CDS-PP, “os 120 milhões de euros para a modernização das fragatas da classe Vasco da Gama são retirados à verba inicialmente prevista para o Navio Polivalente Logístico – de 300 milhões de euros para 150 milhões de euros”, referiu o Observador.

O jornal refere igualmente que na proposta de alteração a ciberdefesa é “reforçada em 5 milhões de euros, passando para um valor global de 45,4 milhões” e que são propostos 25 milhões de euros deslocados “para projectos no âmbito da Cooperação Estruturada Permanente”.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill