Juntamente com a FONASBA, a escola lançará em Novembro o SAILNET, que visa promover a formação em ambiente de intercâmbio de profissionais ligados a agências de navegação, transitários e empresas de logística do sector do transporte marítimo
PSA International

A Escola Europea (EE), vocacionada para a formação em transporte marítimo, ferroviário e rodoviário, com incidência na intermodalidade, em parceria com a Federation of National Associations of Ship Brokers and Agents (FONASBA), está a lançar um novo programa de formação e intercâmbio, que deverá arrancar em Novembro deste ano, denominado SAILNET.

O novo programa contempla uma formação internacional de 5 dias em Barcelona, onde esta sedeada a EE, outra de 3 dias numa empresa em país à escolha do candidato e/ou da entidade/empresa que o envia (desde que seja um dos seis países aderentes ao programa), seguida de uma ocupação profissional de um a três meses numa empresa desse país. Nessa empresa, o formando irá desempenhar as mesmas funções que na sua empresa de origem, mas tomando contacto com as realidades do país seleccionado.

Fazem parte deste programa Portugal, Espanha, Itália, Tunísia, Marrocos e Argentina, ao qual se podem candidatar, até Setembro, profissionais até 40 anos de idade de agências de navegação, transitários ou de empresas do sector logístico ligado ao transporte marítimo. Embora a EE não tenha instalações próprias em todos os países, está neles representada por uma entidade local, que no caso português é a Associação dos Agentes de Navegação de Portugal (AGEPOR). Se a experiência inicial for bem sucedida, a EE pretende realizar anualmente uma edição deste programa.

Segundo nos foi esclarecido por fonte da EE, o objectivo é promover uma formação em conjunto com o networking, pois ao enviarem um profissional seu para este programa, as empresas tenderão a escolher um destino com o qual pretendam fomentar o seu negócio. Uma vez instalado na empresa do país seleccionado, já na terceira fase do programa, esses profissionais adquirirão conhecimentos e contactos importantes e úteis para a expansão da sua empresa de origem.

De 6 a 9 de Maio, a EE promoverá igualmente um novo curso, denominado Temperature Controlled Supply Chains, em Barcelona, ministrado em Inglês e Espanhol, vocacionado para a transferência de competências relativamente ao controlo da temperatura durante as operações com bens ao longo das cadeias logísticas.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill