Um “sonho” de há muito, tem agora o primeiro passo dado: o Primeiro-Ministro Khadga Prasad Sharma Oli anunciou uma empresa de transporte marítimo do Nepal em Ekantakuna.
Khadga Prasad Sharma Oli

Na tentativa contínua da parte do Nepal de criar uma linha nacional de navegação, o Primeiro-Ministro Khadga Prasad Sharma Oli lançou recentemente uma empresa de transporte marítimo no país, em Ekantakuna, ao sul da capital, Katmandu, a 600 km do rio Bagmati, segundo o Safety4Sea.

 

Apesar de ser um país interior, Oli pretende adquirir embarcações para o comércio ribeirinho através das zonas rochosas do país, para posterior embarque através dos portos indianos, possivelmente recorrendo a conexões ferroviárias.

 

Na sequência deste lançamento, o principal conselheiro do primeiro-ministro, Bishnu Rimal, tweetou que “hoje, está dado o primeiro passo de um grande sonho; onde há vontade, há caminho”.

 

Note-se que já no primeiro discurso do Primeiro-Ministro, há três anos, o mesmo tinha referido que “navios que arvoram a bandeira do Nepal navegarão no Oceano Índico e no Oceano Pacífico”.

 

Este não é, de qualquer forma, um caso atípico. Veja-se o caso da MSC, uma das maiores empresas de transporte marítimo, que tem o seu lar na Suíça, ou da Bolívia, que tem bastantes empresas navais em grandes cidades, ou a Mongólia, conhecida pelo mau desempenho da sua bandeira de conveniência.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill