Comandante e seguradora obrigados a compensar Espanha e França em mais de mil milhões de euros
Chistopher Sabine

O Supremo Tribunal de Espanha confirmou a sentença do Tribunal Provincial da Corunha, segundo a qual o comandante do petroleiro Prestige e a seguradora The London P&I Club devem pagar 1,6 mil milhões de euros de compensações pelos danos resultantes do afundamento do navio, ao largo da Galiza, em 2002.

De acordo com a decisão, 1,57 milhões de euros são devidos a Espanha e 61 milhões de euros são devidos a França, por danos provocados por um dos piores desastres ambientais de sempre na Europa e que poluiu 3 mil quilómetros de costa marítima em Espanha, França e Portugal, afectando a vida marinha e a indústria pesqueira locais.

O Prestige, navio de 1976, partiu-se em dois e afundou-se em 13 de Novembro de 2002, depois de ter navegado durante seis dias com uma fractura a estibordo nos mares agitados ao largo da costa espanhola, largando 63 mil toneladas de combustível no mar e provocando prejuízos estimados em 3,8 mil milhões de euros.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill