Já está disponível o questionário que, em cinco minutos, pretende aferir a opinião da comunidade de surf para avançar com a regulamentação do surf em Portugal
ADESP

A Associação de Escolas de Surf de Portugal (AESDP) lançou recentemente um questionário a três segmentos da comunidade de surf nacional: os surfistas (todas as modalidades de deslize em ondas que compõem o espectro do surf, ou surfing, abrangidas pela Federação Portuguesa de Surf), os treinadores e as escolas de surf. O objectivo do questionário é entender as diferentes perspectivas em relação ao actual estado do surf em Portugal, segundo comunicado oficial.

“Numa altura em que os temas da regulamentação e gestão dos espaços (praias) para a prática destas modalidades – e, mais concretamente, para a actuação dos operadores comerciais de ensino das mesmas – têm vindo a ser crescentemente debatidos por toda a comunidade de surf, interessa criar uma metodologia que permita aferir as reais opiniões de todos aqueles que utilizam as praias para a prática de desportos de deslize. Sendo a AESDP uma entidade que se procura articular com as entidades reguladoras da actividade, apresentando propostas de adaptação do contexto regulamentar em vigor, este questionário permitir-nos-á representar da melhor forma não apenas os nossos associados, mas toda a comunidade de surf nacional de uma forma geral”, referiu Afonso Teixeira, Director Executivo da AESDP.

Disponível online, o questionário, que demora cerca de cinco minutos a responder, centra-se no estado de gestão e regulamentação desta actividade nas praias portuguesas. Uma vez que a AESDP tem conhecimento do contexto legislativo e regulamentar do surf e tem vindo a envolver-se nos processos de adaptação e alteração, a Associação pretende ir ao encontro das expectativas de todos neste contexto.

Entre as perguntas encontram-se algumas de cariz mais pessoal, que servem, no entanto, para “perceber quais são as principais características sociais e demográficas dos praticantes de modalidades de deslize em ondas em Portugal. Uma vez que os resultados serão disponibilizados publicamente, essa informação permitirá acompanhar a evolução do surf comparativamente a outros estudos semelhantes realizados no passado, além de informar todos aqueles que procuram encontrar soluções para o rápido crescimento que se tem verificado e que tem causado algumas situações de conflito”, explica Afonso Teixeira.

O presidente da AESDP, João Diogo Pinto dos Santos, reitera que já estão a “preparar uma série de propostas de adaptação da regulamentação para apresentar às entidades e, para tal, queremos representar da melhor forma todos aqueles que poderão ser directamente afectados por eventuais alterações à legislação”.

Os participantes no questionário serão sorteados para um workshop de reparação de pranchas com o Shaper Abílio Pinto, da Billy Surfboards, e para receber prémios da Polen Surfboards. Os vencedores do sorteio serão anunciados em Novembro, na Ericeira, numa apresentação pública em data a definir.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill