Ambas as organizações apostam na assistência técnica, através de instalações de recepção portuária, controlo de emissões de navios e estratégias nacionais de gestão de águas de lastro.
REMPEC

O Mediterrâneo, mar «mestre dos plásticos» e do lixo marinho, precisa de acções concretas no extermínio da poluição e por isso o Centro Regional de Respostas de Emergência à Poluição Marinha para o Mediterrâneo (REMPEC, na sigla inglesa) da Organização Marítima Internacional (IMO) resolveu formar uma parceria com a Agência Europeia de Segurança marítima (EMSA) para coordenar actividades de assistência técnica, em 2019.

O REMPEC coordenará as suas próprias actividades no Mediterrâneo com as acções da EMSA em instalações de recepção portuária, no controlo das emissões de navios e estratégias nacionais de gestão de águas de lastro, entre outras actividades.

Recorde-se que o REMPEC está envolvido numa série de actividades do SAFEMED IV (projecto de assistência técnica no Mediterrâneo da EMSA) particularmente as relacionadas com a protecção do meio ambiente marinho. Envolvimento que complementa o trabalho da própria REMPEC no auxílio à ractificação e implementação das convenções ambientais da IMO no Mediterrâneo pelos Estados – incluindo regulamentações sobre controlo da poluição do ar e eficiência energética, gestão das águas de lastro e tratados sobre resposta e cooperação em derrame de petróleo.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill