Prejuízos podem chegar aos milhões de euros, segundo primeiras estimativas
Porto da Figueira da Foz

A ministra do Mar deverá visitar o porto de pesca da Figueira da Foz na próxima Quarta-feira para conhecer os estragos provocados pela passagem recente do furacão «Leslie» sobre parte do território continental, referiu uma reportagem da SIC. A Figueira da Foz parece ter sido a zona mais atingida e os portos comercial e de pesca foram particularmente afectados.

Neste momento, ainda será difícil ter uma estimativa dos prejuízos causados, mas os danos permitem prever que serão avultados. No porto comercial da Figueira da Foz, a reportagem deu conta da queda de duas gruas gémeas de via, com cerca de 500 toneladas e 30 metros de altura cada uma, no valor de um milhão de euros, por exemplo. Uma notícia da TVI 24, porém, referiu prejuízos de dois milhões de euros neste porto, numa análise provisória aos danos.

Já no porto de pesca da localidade, os ventos de quase 180 quilómetros/hora, as doze empresas de transformação de pescado na respectiva lota, que ontem não estava a funcionar, e zona industrial foram todas afectadas, referiu uma reportagem da SIC. Quer os armazéns da lota, quer os escritórios da Docapesca, quer instalações de diversas empresas, foram danificados numa noite em que as embarcações foram a prioridade.

Um empresário de uma empresa de conservas que ali opera, com 300 funcionários, terá tido prejuízos de 500 mil euros e deverá estar sem actividade durante uma semana para repôr as condições de funcionamento.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill